quinta-feira, 19 de maio de 2016

A SERIDÓ AUTO PEÇAS AJUDA VOCÊ A IDENTIFICAR A CARGA E VELOCIDADE MÁXIMA DO PNEU EM SEU VEÍCULO.



Tutorial por: Inácio Medeiros


Segundo a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas todo pneu comercializado no Brasil deverá conter  um conjunto de letras e números inscritos em sua lateral, que na realidade é uma  espécie de documento de identidade. Tais informações devem estar nos pneus, porque  representam suas dimensões, data de fabricação, os materiais utilizados na fabricação, a capacidade de carga e a velocidade suportada, entre outras informações. Saber o índice de velocidade e de carga que o pneu do seu carro pode suportar preserva a peça e evita acidentes!
Vamos lá, aprender a ler essas informações que parecem confusas, mais na realidade são simples. Um pneu que tenha na sua lateral o seguinte código “175/70R13 82T”.Na primeira medida(175) é a largura do pneu em contato com o solo(Ex. 175mm ou 17,5cm). Na segunda medida (70) é uma relação (ou percentual) feita entre a altura do pneu ou distância do aro para o solo (Ex: 175 x 70% = 122 mm ou 12,2 cm), ou seja, o pneu terá uma altura de um pouco mais de 12 cm do solo/Aro. Na terceira medida é em relação ao aro usado no veículo, se a medida é 13 quer dizer que é um aro de 13 polegadas. E a numeração presente antes da última letra indica quantos quilos cada pneu suporta e sua velocidade para isso vamos observar as tabelas abaixo:
No caso do código exemplificado o pneu tem na ultima numeração 82T ,ou seja sua carga por pneu pode chegar a 475 kilos e sua velocidade máxima 190km/h

Fonte: Michelin
INDICE DE VELOCIDADE
EM KM/H POR PNEU
LETRAS

TABELA 1
 










TABELA 2
INDICE DE CARGA

CARGA EM KILOS POR PNEU
100
J
65
290
110
K
66
300
120
L
67
307
130
M
68
315
140
N
69
325
150
P
70
335
160
Q
71
345
170
R
72
355
180
S
73
365
190
T
74
375
210
H
75
387
240
V
76
400
270
W
77
412
300
Y
78
425
*
*
79
437
*
*
80
450
*
*
81
462
*
*
82
475

Nunca utilize um pneu com índice de velocidade e carga inferior ao do pneu original do veículo como também a calibragem abaixo do recomendado no manual do veículo. 
Uma pequena curiosidade, alguém sabe porque os pneus sempre são da cor preta? È que em sua fabricação e utilizado um produto chamado de Negro de Fumo que é uma variedade do carvão, esse produto é responsável pela cor preta por causa da sua pigmentação e o mais importante reforça aumenta a resistência e durabilidade do pneu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário